quinta-feira, outubro 20, 2011

Como foi pedir o passaporte Canadense

Tirar o passaporte canandense até que é fácil, ou melhor, bem mais fácil do que no Brasil. Pra começar, não é a Polícia Federal que faz o serviço. Aqui pode ser pedido pelo correio ou ir pessoalmente numa das agências do Service Canada exclusivas para passaportes. Como estava com pressa, optei por ir até  o Service Canada perto do trabalho. Levo as fotos, o formulário preenchido, carteira de motorista e de saúde originais e o mais importante, o certificado de cidadania. É só esperar um pouco para ser atendido e o funcionário confere as informações do formulário e recebe o pagamento(cartão de crédito ou débito). Te dá um recibo e avisa que vai chegar pelo correio em até 20 dias. No meu caso chegou bem mais rápido, em uma semana já  recebi em casa.
O formulário tem duas novidades. Não sei se agora no Brasil também é assim. Pedem a referência de uma pessoa que tenha um passaporte canadense e que te conheça há mais de dois anos. Chamam esta pessoa de "Répondant". Esta pessoa vai assinar no formulário e no verso das fotos atestando que as informações dadas são corretas. Pedi para um colega canadense do trabalho ser esta referência e ele gentilmente me ajudou. Além desta referência principal, pedem mais outras duas pessoas, mas neste caso não precisam ter passaporte canadense, bastam te conhecer há dois anos pelo menos, e aí foi fácil achar quem fizesse este favor. Teoricamente podem telefonar para as referências caso tenham alguma dúvida.
Quem mora aqui sabe o calvário que é renovar o passaporte brasileiro no consulado. Horários restritos, filas, atendimento « simpático »,  pagamento em dinheiro no montante exato, xerox e inúmeros documentos originais para apresentar. O meu passaporte vence no início de 2014, ano da Copa do Mundo, já sei o que me espera..rss

domingo, outubro 09, 2011

De onde vêm as abóboras ?

Daqui do minha varanda tenho uma vista privilegiada de uma plantação de abóboras, aquelas usadas no Halloween. Acompanho a transformação desde a primeira visita aqui na primavera, com neve recém derretida,  até a colheita e a venda.


11/04


01/07

09/07

23/07

02/08
 05/08

05/08 - As flores amarelas já são as abóboras crescendo

18/08

25/08 - Voilà les citrouilles !

03/09

13/09

24/09

24/09

30/09


09/10

09/10